Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial – MPEA

EDITAIS  |  OBJETIVOS  |  PERFIL DO EGRESSO  |  NÚCLEOS DE PESQUISA  |  LINHAS DE PESQUISA  |

ESTRUTURA CURRICULAR  |  DISSERTAÇÕES  |  FORMULÁRIOS |  FOTOS  | AGENDA | EVENTOS

O Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional Enfermagem Assistencial (MPEA) oferece ensino orientado para a formação e o aprimoramento em alto nível de pessoal qualificado, comprometido com o avanço do conhecimento, visando o exercício de atividades técnicas, docentes e de pesquisa para fundamentação de uma prática profissional de enfermagem baseada em evidências científicas, conduzindo à obtenção do título acadêmico de Mestre em Enfermagem Assistencial.

O Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial (MPEA), foi criado em 2002, aprovado em 12/03/2003 pelo Conselho Universitário, e reconhecido pela CAPES em dezembro de 2003.

O Programa MPEA foi o primeiro curso de pós-graduação da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC), e o primeiro programa de pós-graduação profissionalizante em Enfermagem criado no Brasil. Desde a sua criação, o MPEA vem contribuindo para o fortalecimento da Enfermagem, este programa articulou a criação do Fórum de Mestrados Profissionais sendo o primeiro ocorrido na EEAAC.

O Programa mantém estreita articulação com os serviços de saúde de Niterói, Rio de Janeiro, São Gonçalo, e outras cidades, tendo relevante contribuição para o aprimoramento de enfermeiros nas diversas áreas e subáreas do conhecimento.

O MPEA tem alcançado crescente inserção no mercado de trabalho nos serviços públicos de saúde e outros setores, empresas, instituições de pesquisa, atendimento domiciliar, instituições de ensino, instituições de longa permanência para idosos, indústrias e outras áreas.

Nesse âmbito de ação, o Programa MPEA se beneficia dessa ampla perspectiva de atuação, incluindo no campo assistencial do ensino contribuindo com a formação e, além disso, no aprimoramento dos próprios mestrandos ao exercício da docência na educação em saúde, educação básica,  e a nível técnico.

As produções de conhecimento, inovação e tecnologias proporcionaram melhorias e aprimoramento do cuidado e da gestão, com a implementação de variados produtos como softwares, manuais, além de processos assistenciais, e práticas educativas dentre outros, com inserção no campo prático de enfermagem nos diversos serviços, e inserção social mediante atuação de prevenção, promoção da saúde e orientações aos familiares e cuidadores.

LINK PARA ACESSO ÀS DISSERTAÇÕES: app.uff.br/riuff/handle/1/602

Arquivos para Download