Graduação

 

 

Objetivo

 

Formar profissional crítico e reflexivo com competência técnico-científica, ético-política, social e educativa, comprometido com a prática social, capaz de identificar as necessidades individuais e coletivas da população e seus determinantes e atuar no processo saúde-doença, garantindo a qualidade da assistência de enfermagem em todos os níveis de atenção à saúde.

 

O Curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem da UFF possibilita ao acadêmico uma estreita relação com as questões da saúde, em geral, e da profissão em particular, através de disciplinas ministradas desde o 1º período, tornando o curso mais atraente para o aluno.

 

A formação do Enfermeiro tem caráter generalista, o que possibilita um conhecimento amplo da Enfermagem no âmbito da assistência, ensino e pesquisa.


 

O que faz o profissional

 

O Enfermeiro presta cuidados de maior complexidade a pacientes; dirige instituições de ensino de enfermagem e de saúde pública ou privada; chefia, coordena e gerencia serviços e unidades de saúde e de enfermagem; planeja, organiza, implementa e avalia os cuidados de enfermagem.

 

Realiza consultoria e emite parecer sobre questões relativas à saúde e à Enfermagem, em particular.

 

Desenvolve atividades como educador em diferentes serviços.

 

Como integrante da equipe de saúde, participa do planejamento, execução e avaliação dos programas de saúde e da capacitação de recursos humanos.

 

No campo da pesquisa, desenvolve trabalhos científicos com a finalidade de orientar, reorientar e confirmar a prática e o ensino de enfermagem e/ou apontar possibilidades de atuação profissional.

 

Exerce, ainda, atividades no ensino fundamental, médio e superior, em cursos de auxiliar e técnico de Enfermagem e em programas de aperfeiçoamento e treinamento de recursos humanos.


 

Onde atua

 

Nos serviços de saúde públicos e privados, empresas, instituições de pesquisa, consultórios de enfermagem, atendimento domiciliar, instituições de ensino, creches, berçários, asilos, indústrias e outras áreas.

 


Duração do Curso

 

O Curso de Graduação – Enfermagem e Licenciatura da UFF tem carga horária de 5.440 horas, sendo que deste total, 24% são destinados aos estágios curriculares obrigatórios do campo de formação específica e da licenciatura, respectivamente 900 e 400 horas.

 

Deverá ser o curso integralizado em tempo médio de 9 (nove) semestres letivos, em regime seriado semestral, em período diurno.

 

O tempo máximo para a integralização curricular será 12 semestres letivos.

 

 

Copyright 2020 - STI - Todos os direitos reservados

Traduzir